1- Grupo 9
2- Pedro Henrique Nº 29
Gabriel Mendes Nº 14
3- Equipe mecânica - Pedro e Mendes
Equipe elétrica - Pedro e Mendes
Blog - Pedro
Líder - Pedro
Outros - Rubens ( meu pai )
4- Como fazer?
(X) Kit ( ) Só
5- Situação atual:
Nossa situação na época que esse relatório foi feito, estávamos com um carrinho quebrado e kit só faltava ser pego. Atualmente o carrinho esta pronto porem esta com alguns problemas que saiu a solda.
6- Quais conteúdos associados até o momento?
Teve a parte de elétrica onde o professor passou uma lista ( lista I ) que engloba calcular resistência, voltímetros, amperímetros e a corrente.
lista no blog do professor: http://fisicaidesa3.blogspot.com/search/label/Lista%20de%20Exerc%C3%ADcios
terça-feira, 12 de novembro de 2019
quarta-feira, 6 de novembro de 2019
Projeto do carrinho
No começo do carrinho foi cortada todas as partes de papelão, a base de 27,5 por 12,5
As outras partes como a proteção que tem altura a parte da frente tem 12,2 de comprimento porem as laterais são 5 de comprimento
O suporte do motos não teve muitas medidas eu só recortei e fui recortando até se encaixar
Para colocar as rodas, a primeira foi a roda bamba calada ma parte de frente com fita isolante
As outras rodas foi feito um corte e colocado papelão como causo para encaixar o conjunto rodinhas e prender com enforca-gato
O suporte dos motores foi colocado com cola quente para que os motores fiquem com os eixos encostado nas rodinhas de CD
Depois de toda parte mecânica tem a parte elétrica. No começo o esquema da fiação esta desenhado no meu caderno que copiei quando o Betone passou na sala de aula
Mas a parte de fiação do motor, eu vi a conexão dos fios do controle e conectei no positivo e negativo do motor
Apos acoplar todas as partes tem o carrinho finalizado
Fonte :
blog do professor Maurício http://fisicaidesa3.blogspot.com/search/label/Rob%C3%B4%20Gladiador
medidas do carrinho https://www.dropbox.com/s/5ky0uz7odd2b7ov/robo_dimens%C3%A3o.doc
Para colocar as rodas, a primeira foi a roda bamba calada ma parte de frente com fita isolante
As outras rodas foi feito um corte e colocado papelão como causo para encaixar o conjunto rodinhas e prender com enforca-gato
O suporte dos motores foi colocado com cola quente para que os motores fiquem com os eixos encostado nas rodinhas de CD
Depois de toda parte mecânica tem a parte elétrica. No começo o esquema da fiação esta desenhado no meu caderno que copiei quando o Betone passou na sala de aula
Mas a parte de fiação do motor, eu vi a conexão dos fios do controle e conectei no positivo e negativo do motor
Apos acoplar todas as partes tem o carrinho finalizado
Fonte :
blog do professor Maurício http://fisicaidesa3.blogspot.com/search/label/Rob%C3%B4%20Gladiador
medidas do carrinho https://www.dropbox.com/s/5ky0uz7odd2b7ov/robo_dimens%C3%A3o.doc
quarta-feira, 30 de outubro de 2019
as funções não foram muito bem estabelecida, por sermos uma dupla tudo quase tudo foi feito por nós dois, tirando a parte do recorte e a colagem do papelão. De resto foi feito em dupla e com ajuda do meu pai
os materiais foram comprados do kit porem cola e estanho que faltavam em casa meu pai teve que comprar
os materiais foram comprados do kit porem cola e estanho que faltavam em casa meu pai teve que comprar
o carrinho só foi testado 2 vezes um vez no primeiro teste do 8 e acabou não andando e a outra onde ele estava andando só que pouco tempo deu problema na roda esquerda foi no dia anterior da competição onde ele estava funcionando só que por um descuido de minha parte, acabei guardando de forma errada e a rodinha ficou torta que foi o erro crucial que acabou fazendo meu carrinho só poder andar para os lados
o projeto do carrinho foi feito em um único dia onde eu comecei a fazer toda estrutura base do carrinho cortando a base, o escudo e onde o motor é acoplado.
fui segundo as medidas dadas no blog do professor Maurício e fui apenas recortando, como eu não tinha cola quente a maior parte das colagens foi feito com fita e esse foi um dos principais problemas no incio pois tudo ficava soltando fora que minha solta estava muito mal estanhada por conta que não consegui fazer um bom trabalho nessa parte por conta disso o carrinho acabou falando bastante
blog do professor Maurício : http://fisicaidesa3.blogspot.com/
fui segundo as medidas dadas no blog do professor Maurício e fui apenas recortando, como eu não tinha cola quente a maior parte das colagens foi feito com fita e esse foi um dos principais problemas no incio pois tudo ficava soltando fora que minha solta estava muito mal estanhada por conta que não consegui fazer um bom trabalho nessa parte por conta disso o carrinho acabou falando bastante
blog do professor Maurício : http://fisicaidesa3.blogspot.com/
terça-feira, 22 de outubro de 2019
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
sábado, 19 de outubro de 2019
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
segunda-feira, 14 de outubro de 2019
domingo, 13 de outubro de 2019
segunda-feira, 7 de outubro de 2019
segunda-feira, 16 de setembro de 2019
fontes: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/eletromagnetismo-4-oersted-faraday-e-o-motor-eletrico---3.htm
o mortos do carrinho converte energia elétrica em mecânica porem segundo o site a corrente elétrica esta associada a um campo magnético e pode provocar o movimento de um imã
o mortos do carrinho converte energia elétrica em mecânica porem segundo o site a corrente elétrica esta associada a um campo magnético e pode provocar o movimento de um imã
segunda-feira, 9 de setembro de 2019
terça-feira, 27 de agosto de 2019
sexta-feira, 9 de agosto de 2019
quinta-feira, 8 de agosto de 2019
O projeto do nosso grupo é bem simples, a nossa base é feita com uma tabua de madeira retangular com quatro parafuso cravados e um cano em formato de T para passar a mangueira, foi feita como a base do lúcio que ele explica no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=t6E3eWpv_gI
na trava eu coloquei um arame amarrado entre dois parafusos para ficar mais fácil de puxar o barbante, o resto da trava e com enforca gato, um cano e barbante.
o foguete e usei uma garrafa de coca de 600 mL e outra de 1 litro cortei a parte superior da garrafa de 1 litro e colei da parte inferior da garrafa de 600 para fazer uma especie ponta para dar mais aerodinâmica o paraquedas sera fixado na parte superior do foguete
na trava eu coloquei um arame amarrado entre dois parafusos para ficar mais fácil de puxar o barbante, o resto da trava e com enforca gato, um cano e barbante.
o foguete e usei uma garrafa de coca de 600 mL e outra de 1 litro cortei a parte superior da garrafa de 1 litro e colei da parte inferior da garrafa de 600 para fazer uma especie ponta para dar mais aerodinâmica o paraquedas sera fixado na parte superior do foguete
terça-feira, 6 de agosto de 2019
terça-feira, 23 de julho de 2019
quarta-feira, 26 de junho de 2019
segunda-feira, 24 de junho de 2019
hoje eu (pedro) fiz 4 testes com o foguete, 3 deles falharam por conta da trava e da garrafa que estava vazando.
amanha será o teste da base completa e meu grupo não competira pois a base apresentou falhas que ainda devem ser reparadas antes do lançamento final.
consegui deixar a trava mais eficiente porem ela precisa de mais força para ser puxada que acaba vidando a base
outro ponto que tenho que ver é a rolha que parece estar muito gasta
amanha será o teste da base completa e meu grupo não competira pois a base apresentou falhas que ainda devem ser reparadas antes do lançamento final.
consegui deixar a trava mais eficiente porem ela precisa de mais força para ser puxada que acaba vidando a base
outro ponto que tenho que ver é a rolha que parece estar muito gasta
terça-feira, 4 de junho de 2019
domingo, 26 de maio de 2019
quarta-feira, 8 de maio de 2019
Quem inventou o avião ?
segundo minhas pesquisas foram os irmãos Wright só que devido a eles não ter promovido sua nova descoberta eles não foram oficializados pela federação aeronáutica internacional, por causa da falta de divulgação por medo de roubarem a sua ideia porem Santos Dumond mostrou para 1.000 pessoas e foi reconhecido primeiro que os irmãos, mas a um tempo depois em Paris todos viram o desenvolvimento do pesquisa dos irmãos e viram que aquilo vinha de anos de estudo e testes, e foram nomeados os criadores da primeira maquina voadora controlada mais pesada que o ar oficialmente.
terça-feira, 7 de maio de 2019
Irmãos Wright
biografia resumida
Os irmãos Wilbur e Orville, foram 2 inventores norte-americanos, considerados em vários países os pioneiros da aviação.
Filhos de um bispo, Milton Wright e de Susan Catherine Koerner, que tiveram mais 5 filhos além de Wilbur e Orville. Os dois se interessaram em maquinas voadoras e voo quando na infância fizeram um helicóptero de brinquedo com base na invenção de Alphouse Pénand.
1884 a família se mudou para Dayton, em Ohio, la Orville acabou instalando um escritório de impressão e seu irmão Wilbur ajudou a construir a sua tipográfica. Eles fizeram um jornal publico semanal chamado West Side News que durou por apenas 4 meses.
Em 1892 eles também abriram uma loja de bicicletas onde vendiam e consertavam. Já em 1896 criaram sua própria marca de bicicleta chamada Wright Cycle Company.
As pesquisas para a construção de um avião motorizado foram se moldando até tomar forma la para 1900, quando eles iniciaram o primeiro planador. Em 1902 eles fizeram um planador com um leme traseiro para poder controlar a direção.
O primeiro voo com o planador Wright foi realizado em 17 de abril de 1903, controlado por Charlie Taylor um mecânico que trabalhava para os irmãos. Com medo de serem copiados eles não tornaram tornaram publico a façanha. Em 1909 eles foram premiados com a medalha de honra do congresso e depois eles voltaram a excursão pela Europa.
referencias bibliográficas: https://www.ebiografia.com/irmaos_wright/
domingo, 5 de maio de 2019
Santos Dumont
bibliografia resumida
Foi um brasileiro que foi considerado o pai da aviação com seu avião 14-bis executou em Paris um voo para 1.000 pessoas.
Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de , filho de um engenheiro francês e cafeicultor. Seu vô um joalheiro francês veio para o Brasil em meados do século XIX e escolheu Diamantina para morar. Santos Dumont teve 5 irmãs e 2 irmãos sendo ele o mais novo da família ele aprendeu a ler com uma de suas irmãs, estudou no Colégio culto à ciência.
Em 18911 foi pela primeira vez para França com sua família. No fim do século XIX, o mortos e a gasolina era sensação de exposições em Paris. Santos Dumont ficou encantado pois era muito interessado por mecanismo. Em 1892 após a morte de seu pai a herança foi adiantada entre os irmãos e Santos Dumont foi para Paris para começar a oportunidade de construir sua aeronave.
Em Paris ele estudou mecânica e motor de combustão no qual ficou fascinado e criou seu primeiro balão chamado Brasil. Depois de muito estudo construiu o Nº1, o primeiro de uma séria de "charutos voadores" motorizados. No dia 20 de setembro de 1898, sob comando de Santos Dumont o balão subiu 400 metros de altura. No balão Nº3 já tinha motor a gasolina.
Ele faleceu em 23 de julho de 1932 no Guarujá.
referencia bibliografia: https://www.ebiografia.com/santos_dumont/